Parque Barigui

Ato faz homenagem às vítimas de acidentes de trânsito

Cerca de 300 pessoas participaram, na tarde de ontem, do ato pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. No Parque Barigui, foi formado um painel humano destacando o número 1 milhão para simbolizar o total de vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil nos últimos 30 anos.

Segundo Cassiano Novo, diretor da Escola Pública de Trânsito da Secretaria Municipal de Transito (Setran), uma das entidades organizadoras do ato, o objetivo foi mostrar à sociedade as dimensões da violência no trânsito no País. “É preciso que cada cidadão se posicione de uma maneira mais participativa frente às políticas públicas de segurança e prevenção de acidentes, para revertermos esse quadro tão violento”, diz. Por volta das 16h, os participantes levantaram cartazes brancos formando na grama o número 1.000.000.

Números

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em todo o mundo devido a lesões causadas pelo trânsito – o total de feridos é calculado em até 50 milhões. Os traumas no trânsito são a primeira causa de mortes na população entre 15 e 29 anos.