Ato cívico em comemoração ao Dia da Bandeira

As bandeiras do Brasil que estiverem rasgadas ou deterioradas devem ser recolhidas até o dia 14 de novembro. Elas serão incineradas em um ato solene comemorativo ao Dia da Bandeira, celebrado no próximo dia 19. Três locais da capital vão receber as bandeiras: o Colégio Estadual do Paraná, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR) e o Quartel do Pinheirinho.

Os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, as entidades empresariais, instituições representativas das classes profissionais, clubes de serviços e recreativos que possuam bandeiras nacionais descaracterizadas devem retirá-las do mastro.

Estas serão encaminhadas para incineração em cerimônia cívica, no Quartel General da 5.ª Região Militar. Já a cerimônia cívica de inumação, o sepultamento solene das cinzas das bandeiras nacionais incineradas, será realizada no dia 21 de novembro, no Colégio Estadual do Paraná.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Lauro Grein Filho, diz que as bandeiras deterioradas devem ser destruídas em uma solenidade que representa o respeito dos habitantes pelo seu símbolo maior. Ele ressalta que uma bandeira como a do Brasil sempre tem que estar apresentável e merece respeito.

“Ela é muito destacada por ser complexa”, define. Para Grein, esse é o gesto mais sensato para com as bandeiras adulteradas pela ação do tempo e, por isso, o presidente do IHGPR acha importante que a população tome conhecimento desse ato cívico.

Entrega

Os locais receptores em Curitiba são o Quartel General da 5.ª Região militar, que fica na Rua 31 de Março, sem número, no Pinheirinho; o Colégio Estadual do Paraná, na Avenida João Gualberto, número 250, Alto da Glória; e o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, na Rua José Loureiro, número 43, Centro. A entrega deve ser feita somente no período da tarde dos dias úteis.