Atividades lembram o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado ontem em Curitiba com uma série de atividades na Boca Maldita. No Cine Ritz, a Comissão de Saúde da Mulher promoveu o debate Por um Mundo sem Fome e Sem Violência. Depois disto houve apresentações da Banda Lyra e ações do Programa Vida Saudável no calçadão da Rua Quinze.

Os resultados dos programas desenvolvidos pela Prefeitura em prol da mulher também foram apresentados.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, a rede de saúde da cidade oferece um atendimento de muito boa qualidade à mulher, por meio dos programas Mãe Curitibana, Viva Mulher e Mulher de Verdade. “Esses programas formam um pacto pela vida”, comentou o secretário.

Desde 99 atuando, o Mãe Curitibana, com frentes de planejamento familiar, pré-natal, parto e puerpério e assistência à saúde da criança, já beneficiou 97% das gestantes atendidas pelo SUS em Curitiba.

O Mulher de Verdade é destinado às vítimas de violência sexual. Desde sua criação em março de 2002, ele já atendeu 350 mulheres. O programa Viva Mulher realizou 126 mil exames preventivos de colo de útero no ano passado. A taxa de mortalidade feminina caiu de 13% por 100 mil mulheres em 1998 para 6,8% para cada 100 mil em 2001.

Até a próxima sexta-feira, a Força Sindical do Paraná promove a 2.ª Semana da Mulher. O evento, que é composto por palestras de saúde nas fábricas e encontros com mulheres operárias, foi iniciado oficialmente ontem pela manhã na Boca Maldita.

Voltar ao topo