O consumo responsável é um dos grandes aliados na preservação do meio ambiente. Quando o assunto é água, isso se torna ainda mais importante, já que este é um recurso finito, que precisa ser preservado para que esteja disponível. Mudar hábitos simples pode trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia familiar.

continua após a publicidade

De acordo com diagnóstico do Sistema Nacional de Saneamento, a média de consumo de água por habitante no Brasil é de 167,5 litros por dia. O relatório foi feito com base nos dados do ano de 2012. No Paraná, a Sanepar registrou em 2013 um consumo diário de 124 litros por pessoa. Este índice ainda é alto se comparado com as orientações da Organização das Nações Unidas (ONU), que indica como suficiente um consumo de 110 litros por pessoa.

Segundo a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Juliana Gonçalves Brandani, pensar de onde vem e para onde vai o produto que consumimos é uma das principais preocupações que as pessoas deveriam ter. “Muitos não se dão conta que a maioria dos alimentos que compramos precisam de água para serem produzidos. Desde carne a verduras e até mesmo enlatados. No entanto, temos apenas 0,3% de água doce no planeta. Não existe outra solução que não seja economizar”.

Atitudes simples no dia a dia podem contribuir para reduzir gastos (veja quadro).

continua após a publicidade

Além dos hábitos do dia a dia, a preocupação com vazamentos não deve ser esquecida. Eles são os maiores vilões no combate ao uso racional. A revisão nos encanamentos e o conserto de torneiras pingando são as primeiras medidas que devem ser tomadas. “Não existe solução milagrosa. É preciso mudar o comportamento para que tenhamos bons resultados”, destaca Juliana.