Átila Alberti
Local atrai ratos, insetos e causa mal cheiro.

Uma área de loteamento na Cidade Jardim, em São José dos Pinhais, está incomodando os moradores da região. Caminhões estão autorizados a jogar entulhos de material de construção para aterrá-lo, mas o problema é que algumas pessoas estão jogando outro tipo de lixo no local. O material está produzindo mal cheiro e tem atraído ratos e baratas. Segundo o diretor do Departamento de Serviços Públicos, Luís Costa, o lixo foi depositado durante o período de férias coletivas da prefeitura. Agora eles devem ser retirados e a fiscalização no local será intensificada.

Maria de Lourdes Moraes, de 48 anos, mora próximo ao local e diz que o cheiro às vezes é muito forte. Ela conta que as pessoas aproveitam a madrugada para jogar os dejetos que chegam em caminhões. Rosange J. de Almeida é vizinha da área. Ela diz que de tanto lutar com a prefeitura, conseguiu que colocassem na entrada do terreno uma placa proibindo que as pessoas jogassem lixo. Mas a ação não obteve muito sucesso. Ela mostrou diversos resíduos que provavelmente teriam vindo de um bar. Era uma montanha de copos, latas, canudinhos, garrafas e outros materiais. Conta que não vence exterminar ratos e baratas que invadem a residência.

Rosange diz ainda que uma vez chegaram a achar material de consultório odontológico. No entanto, Luís Costa diz que a prefeitura não recebeu nenhuma denúncia sobre isso.

Conscientização

O diretor do Departamento de Serviços Públicos, Luís Costa, apela para a consciência das pessoas que jogam esse tipo de material no local e alerta que se trata de uma ação irregular. Segundo ele, algumas entradas da área já foram bloqueadas para impedir o acesso. Mas em breve o problema deve acabar, comenta, já que o loteamento está aprovado e área será ocupada. Antes do aterro havia no local diversas cavas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade