Aterosclerose ainda é desconhecida

A aterosclerose coronariana é responsável por 33% das mortes entre homens adultos no Brasil. Este será um dos temas que será discutido durante o 63.º Congresso de Cardiologia que começou ontem no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e vai até a próxima quarta-feira. Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Miguel Antônio Moretti, apesar de todos os avanços científicos na área, a prevenção continua sendo o melhor tratamento.

A aterosclerose é uma doença que leva à obstrução ou ao bloqueio do fluxo sangüíneo, provocado pelo acúmulo de gordura e colesterol nas artérias. Um agravante é o fato de ser silenciosa – as pessoas não percebem que estão com o problema e muitos acabam morrendo antes mesmo de tentar qualquer tratamento. Moretti esteve na Europa no último final de semana, e afirma que lá a doença também está sendo abordada sob o aspecto da prevenção. No entanto, muitos médicos ainda não levam isso à risca.

Segundo ele, as estatísticas mostram que entre 80% e 85% dos cardiologistas sabem que é preciso cuidar de seus pacientes explicando a importância de ter hábitos saudáveis para manter a doença longe. No entanto, segundo o médico, somente entre 50% e 60% realmente levam isso a sério e destacam a importância de certos hábitos, como não fumar, não beber, comer menos sal, praticar esporte e tentar controlar o estresse. Durante o encontro, os congressistas também terão a oportunidade de discutir outros assuntos relacionados à cardiologia com 14 dos mais famosos pesquisadores, cirurgiões e professores de cardiologia da Espanha, Nova Zelândia, Estados Unidos, Portugal, Cuba Alemanha e Bolívia. Um dos simpósios será com a Sociedade Latino-Americana de Aterosclerose. A evolução dos problemas cardiológicos no Brasil e nos demais países latino-americanos é semelhante e a situação será discutida em caráter continental.

Moretti diz que só com o desenvolvimento de programas de educação e de formação continuada para profissionais e para a população é que o problema será controlado. Eventos como a exposição “Museu do Coração”, concebido para mostrar com se leva uma vida saudável , exposto desde ontem no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, ajudam a informar a população. É a primeira vez que a mostra é exposta no Brasil e pode ser visitada até quarta-feira, entre as 10h e 19h.