Atenção aos sintomas também é fundamental

A atenção aos sintomas também é fundamental. Como os sinais da leptospirose são semelhantes aos de outras doenças a orientação não se auto-medicar. “A dor na panturrilha é característica. A doença também afeta o fígado e deixa a pele amarelada, além disso, acompanha febre repentina, acompanhada de dor no corpo inteiro”, explica. Para evitar a doença, outra orientação é não acumular lixo nem restos de alimentos, que atraem os ratos.

Já os casos de dengue estão zerados em Curitiba, o que significa que o vírus não está circulando pelo município. Mesmo assim durante o ano foram confirmados 26 pacientes a doença entre 231 suspeitos, sendo que nestas situações contraída fora da cidade. Até o mês passado foram encontrados 59 focos enquanto no ano passado foram 62.

Criadouros

Mesmo com a intensa participação dos curitibanos no combate à dengue, a bióloga do Programa Municipal de Controle da Dengue, Elydia Paulina Campanholo Busetti, destaca a necessidade de erradicar os criadouros do mosquito responsável pela transmissão da doença, que se desenvolve ao menor acúmulo de água.