Foi aprovado ontem, em primeira discussão na Assembléia Legislativa (AL), o projeto de lei que torna públicos os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) sobre a criminalidade no Paraná.

Pelo conteúdo da lei, de autoria do deputado Mauro Moraes (PMDB), a Sesp seria obrigada a também divulgar mensalmente, através dos órgãos de comunicação do governo e da internet, um balanço dos crimes ocorridos no Estado.

O projeto agora passará por uma segunda discussão na próxima segunda-feira à tarde. De acordo com a assessoria do deputado, haverá ainda uma terceira votação que definirá o texto final do projeto, quando podem ser propostas emendas. Em caso de aprovação, a iniciativa ainda segue para sanção do governador Roberto Requião.

Segundo Mauro Moraes, o projeto de lei deve ser aprovado sem dificuldades porque há um momento de transparência no Estado. Procurada para comentar porque não divulga os dados espontaneamente, a Sesp comunicou que não se pronuncia sobre projetos em discussão na AL.