Mais de 70% dos municípios brasileiros não têm instituições para idosos, segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA). Em Curitiba, que possui quase 200 mil habitantes com mais de 60 anos, existem apenas 76 instituições de longa permanência para idosos, 40 delas particulares com fins lucrativos e as demais sem fins lucrativos.
O estudo – primeiro do órgão realizado sobre o tema – também mostrou que a falta de financiamento é uma das dificuldades da manutenção dos locais. A maior parte das instituições é filantrópica (65,2%) e depende de doações ou repasse de verbas governamentais para manter as atividades. Apenas 6,6% são públicas.
Uma pesquisa divulgada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso, do Ministério Público do Paraná, mostrou que não há instituições de longa permanência em 220 dos 347 municípios do Estado que participaram da pesquisa. O relatório também apontou que, em 73,16% dos municípios não há forma alternativa ao asilamento para a permanência dos idosos. Apenas 21 municípios oferecem casas-lares e, em 15 há centros-dia para o atendimento.
O financiamento das instituições pelo poder público no Paraná também é praticamente inexistente. Em 78% dos 127 municípios que possuem uma instituição de longa permanência há apenas instituições privadas. Em 19 cidades as instituições são totalmente públicas e em nove municípios há opções entre instituições públicas e privadas.


