Asfaltamento da PR-092 beneficia Vale do Ribeira

As obras de asfaltamento da PR-092, que liga o município de Rio Branco do Sul a Cerro Azul, tiveram início ontem, após o governador Roberto Requião assinar a ordem de serviço no município de Cerro Azul. Segundo Requião, com o asfalto e medidas de incentivo fiscais já anunciadas, o Vale do Ribeira vai se desenvolver. “O isolamento acabou. Quero ver o Vale do Ribeira, antes esquecido, renascer”, declarou.

O custo preliminar da obra é de R$ 19,7 milhões e o total a ser asfaltado é de 53,6 quilômetros, com tempo previsto de dez meses para a conclusão. O primeiro trecho, que vai de Rio Branco do Sul até o Rio Piedade, no limite com Cerro Azul, tem 27,8 quilômetros e será administrado pela construtora Lemos da Nova. O segundo trecho, todo dentro do município de Cerro Azul, tem 25,8 quilômetros e ficará a cargo da empresa Gava. As duas construtoras venceram licitação realizada em 1998.

Durante a assinatura da ordem de serviço, o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, anunciou que há a possibilidade do Paraná receber parte dos R$ 390 milhões do governo federal. Caso isso ocorra, o trecho da BR-476 (Estrada da Ribeira), que liga os municípios de Tunas e Adrianópolis, também será asfaltado e as obras da PR-092 serão estendidas até Jaguariaíva.

“Ainda dentro do programa de implantação de corredores de inclusão econômica, vamos recuperar o trecho entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra (BR-163) e pavimentar o segmento da BR-153, entre Ventania, Tibagi e Alto do Amparo”, anunciou Pugliesi.

Salvando a safra

Segundo o prefeito de Cerro Azul, Adjahyr Bestel, o asfaltamento da PR-092 vai possibilitar o escoamento da safra de laranja e poncã que, em dias de muita chuva, é inviabilizado pelas péssimas condições da estrada. “Em 1999, toda a safra foi perdida. Em 2000, das 14 milhões de caixas colhidas, 8 milhões foram perdidas. Para este ano, estamos aguardando uma produção de 11 milhões de caixas e acreditamos que tudo poderá ser aproveitado”, disse.

Bestel também lembrou que Requião cumpriu a promessa feita durante o lançamento do “Programa Leite das Crianças”, no início do mês. Na ocasião, o governador anunciou que as obras iniciariam em dez dias, que coincidem com a data de ontem. A nova estrada receberá o nome de Rodovia Gertrudes Rosa, uma homenagem à uma moradora já falecida, que recebia o governador em sua casa quando ele visitava o município. O agricultor Izauri da Rosa, 58 anos, filho de Gertrudes, esteve presente à cerimônia.

Voltar ao topo