Ascensorista conviveu com 28 governadores

Se para a maioria das pessoas o acesso aos governantes parece algo difícil, o mesmo não se pode dizer de Atílio Freitas, 75 anos. Funcionário público há 51 anos, trabalha há 35 anos no Palácio Iguaçu. Para Atílio, o contato com governadores e outras autoridades já virou rotina.

Freitas conta com orgulho que já conviveu com 28 governadores, sendo 14 eleitos para o cargo e outros 14 que assumiram o posto interinamente. Ele começou a trabalhar no Palácio Iguaçu em janeiro de 1966, quando o ex-governador Paulo Pimentel assumiu o governo do Estado. Freitas trabalhou na Guarda Civil, que foi extinta em 1975. Depois da extinção, ele seguiu no Palácio como auxiliar administrativo até 1983, quando se aposentou. Mesmo aposentado, Freitas continuou trabalhando, dessa vez com um cargo comissionado de ascensorista e membro do cerimonial do Palácio Iguaçu. ?Cada vez que um governador me chama para trabalhar é um orgulho?, afirma. Atílio diz que, se pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo.

Antes de ir para o Palácio Iguaçu, Freitas foi policial civil e trabalhou na segurança do ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto. ?Em 1953 eu já acompanhava o governador Bento quando o Palácio Iguaçu estava sendo construído?, conta. A obra foi concluída em 1954. Entre as personalidades que passaram pelo Palácio, Freitas lembra de vários presidentes, sendo o último Fernando Henrique Cardoso. ?Em 6 de julho de 1980 o papa João Paulo II esteve aqui. Eu cheguei a falar com ele e beijar sua mão?, recorda.

Além dos famosos, Freitas acompanhou também muitas pessoas do povo que foram até o Palácio. Ele é orientado a permitir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso aos governadores. ?Um dia um rapaz deficiente físico veio aqui e falou que queria pedir um emprego ao governador. Enquanto ele estava conversando comigo, o ex-governador Ney Braga apareceu e perguntou o que era. Eu expliquei e ele resolveu contratar o rapaz como mecânico. Ele trabalhou dez anos aqui?.

Freitas é natural de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), casado há 52 anos com Josefina Freitas, tem quatro filhos, seis netos e um bisneto. Mesmo estando próximo de políticos por tantos anos, ele nunca pensou em concorrer a algum cargo.

Voltar ao topo