Exposições

Artilharia Divisionária comemora 70 anos de história em Curitiba

Exposição de blindados, viaturas e outros materiais bélicos, de painéis sobre a história do Exército e brincadeiras para crianças foram algumas das atividades organizadas neste sábado (18) na Praça Rui Barbosa para celebrar os 70 anos da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército (AD/5). Mesmo com a chuva, o evento atraiu a atenção de muita gente.

As atividades na praça começaram às 10h. De acordo com o general Aléssio Oliveira da Silva, comandante da AD/5, o local foi escolhido por ser um símbolo histórico do Exército em Curitiba. “Aqui nessa região, onde hoje fica o Mercado Público, foi o quartel-general da AD/5 durante 19 anos, de 1956 até 1975”, explicou.

Durante o evento foi instalada uma placa de comemoração aos 70 anos da Artilharia, que serão completados neste domingo (19). “Esse é o primeiro evento, teremos mais alguns ao longo desta semana. Na exposição aqui aproveitamos para divulgar o que o Exército faz na vertente ‘Braço Forte – Mão Amiga’, quando estamos nos nossos quartéis nos preparando para alguma dificuldade ou alguma situação que realmente demande a nossa participação como força”, destacou o general.

O comandante da AD/5 informou que na próxima quinta-feira (22), às 9h, no quartel-general do Pinheirinho, haverá a inauguração de um monumento marcando os 70 anos da Artilharia, como “reconhecimento aos valores e tradições daqueles que nos antecederam e ajudaram a manter a doutrina e todo o trabalho na região de Curitiba”; seguida de uma palestra recordando a história do Exército no Estado e uma formatura.