Artesão cria presépio com movimento

Um presépio com personagens que se movimentam está chamando a atenção na Paróquia de Santa Quitéria, em Curitiba. A representação do nascimento de Jesus Cristo ganhou vida nas mãos de Hélio Pereira, de 52 anos, que trabalha como mestre-de-obras e aprendeu sozinho a entalhar e construir as engrenagens. Para dar conta do trabalho, ele usou as horas de folga.

Hélio começou a entalhar madeira em 1979, quando trabalhava roçando mato e era comum encontrar pedaços de madeira parecido com animais. Teve a idéia de usar ferramentas para fazer os acabamentos. Em 1994 viu um presépio de argila e pensou que ele poderia ficar mais interessante se os personagens se mexessem. A madeira era o material ideal para isso. “Queria dar vida a eles”, explica Hélio. No primeiro só os três reis magos se moviam, no segundo foi incluída a família de Jesus, depois foram os animais e em seguida outras cenas da vida de Cristo foram adaptadas.

O presépio da Igreja de Santa Quitéria é a sexta obra de Hélio. Lá os visitantes podem apreciar José com Maria grávida indo para Belém, o nascimento de Jesus e os três reis magos seguindo a estrela de Belém. Também são retratadas atividades que hoje quase desapareceram, como o moinho movido pela roda d?água, o pilão usado para triturar milho e o fogão à lenha.

Ele lembra que havia filas para ver o seu trabalho, no ano passado, em um clube da cidade. “Eles deixavam de ver coisas lindas para ver o meu trabalho todo simples, artesanal”, conta. O presépio do clube era movido pela força da água, mas no da Paróquia Santa Quitéria é usada a eletricidade.

Quem vê o presépio pronto não imagina que seu construtor levou quase um ano lapidando as peças e bolando meios para movê-las. Só na preparação para a visitação foram 25 dias. “Tinha engenheiro que perguntava sobre o projeto. Não tinha, eu que fui idealizando”, fala. A ajuda que ele recebeu foi do amigo Zeferino Zaquetini, que elaborou o projeto de roda d? água.

Segundo o pároco Renaldo Amauri Lopes, cerca de 6 mil pessoas já visitaram o lugar. “Para os católicos o presépio é importante, é um meio de viver as história através das imagens e de um modo bem simples”, diz.

Voltar ao topo