Veranistas que possuem residência em Pontal do Paraná, litoral do Estado, estão preocupados com a falta de segurança na cidade. O motivo é o freqüente número de arrombamentos ocorridos no município que, segundo eles, está tirando o sono de quem tem um imóvel na localidade.

continua após a publicidade

O aposentado Adel Sotti, dono de uma casa no balneário de Shangrilá, reclama que a residência foi invadida duas vezes este ano. “Na baixa temporada, a cidade fica um deserto. Tive um prejuízo enorme quando arrombaram minha casa. Os bandidos levaram televisão, panelas, microondas e diversos materiais de alumínio. Calculo que o estrago foi de R$ 5 mil”, lamenta.

O aposentado conta que pensa em vender a residência. “O litoral do Paraná está às moscas”, lamenta. Outro veranista indignado com a situação é o também aposentado Ademir Vegas. Dono de uma casa no Balneário de Grajaú, ele teve a residência invadida por um fugitivo da polícia local e usuário de drogas.

“A pessoa entrou na casa pelo vitrô do banheiro. Ele estava ‘morando’ no local e arrebentou toda a minha casa. Depois que uma vizinha me alertou que a casa estava toda aberta, fui até o local e descobri que ele estava lá dentro.”

continua após a publicidade

O delegado Otacílio Gimenes Bovolin confirma que há muitos casos de arrombamentos na cidade. Ele informa que a Polícia Civil tem feito o possível para atender as ocorrências, contudo, a falta de profissionais impede um trabalho mais eficiente. O delegado diz ainda que a maioria dos arrombadores comete o crime para poder sustentar o vício em crack.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Pontal do Paraná diz que o problema não afeta apenas os veranistas, mas também os moradores do município. A prefeitura informa que solicitou um efetivo maior para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), mas que até o momento não teve a reivindicação atendida.

continua após a publicidade

A Sesp afirma que haverá um reforço no policiamento do litoral com a Operação Verão, que começa dia 19 de dezembro e vai até março de 2009. Ainda de acordo com a Sesp, 300 policiais estão em treinamento e devem ser distribuídos para todo o Estado até fevereiro do ano que vem.