A Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba promove hoje a sexta edição da Festa da Integração dos Povos e Culturas Latino-Americanas. O evento, que acontece no Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade, contará com comidas típicas de diversos países latino americanos, além de apresentações de dança de cada cultura.

continua após a publicidade

Segundo Elisete Santana de Oliveira, que faz parte da equipe organizadora do evento, é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer melhor os países vizinhos. Para ela, a gastronomia é, talvez, o caminho mais eficaz para essa integração. “Pela comida se revela muito de cada cultura. Nesse aspecto, o idioma não é empecilho”, afirma.

O evento começa a partir das 10h30, com a celebração da missa que, além de ser alusiva ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, será direcionada para os povos latinos. Após a missa, haverá um almoço com comidas típicas dos 12 países que estarão representados na festa. A programação segue com as apresentações, que vão desde a animada salsa caribenha até o elegante tango argentino, além da variada gastronomia.

Elisete ressalta que o número de pessoas que visitam a festa vem crescendo a cada ano. Para hoje, a expectativa é de que o volume de pessoas seja maior do que foi verificado na última edição. Ela conta que todos os preparativos foram feitos por imigrantes que residem na capital paranaense. A idéia é valorizar esses moradores. “Além promover uma oportunidade para as pessoas interagirem com as culturas dos países vizinhos, essa festa é um espaço importante para a integração social do imigrante de língua hispânica que vive em Curitiba.”

continua após a publicidade