Área do antigo jóquei de Londrina abrigará a PUC

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e o reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, Clemente Ivo Juliatto, assinaram ontem de manhã o termo de cessão de posse do terreno desapropriado do Jóquei Clube (zona oeste). Com o documento, a PUC poderá iniciar imediatamente as obras de instalação do campus em Londrina.

“Para a PUC do Paraná essa data é importante porque marca o início da implantação da nossa universidade em Londrina. Foi uma luta de anos das pessoas que pensam o futuro da cidade”, destacou Juliatto, que pretende iniciar a obra do primeiro prédio do campus até o fim do ano.

Além de Nedson e Juliatto, assinou o termo de cessão Carlos Wielganczuk, presidente da Sociedade Paranaense de Cultura, entidade mantenedora da PUC. O presidente da Câmara Municipal, Tercílio Turini (PSDB), e o arcebispo de Londrina, dom Albano Cavalin, também participaram da cerimônia que contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores e líderes de entidades civis.

“Não existe nenhuma cidade desenvolvida se não tiver a educação desenvolvida ? e a PUC é uma entidade de educação que se preocupa com a formação dos cidadãos”, completou Juliatto -que prevê investimentos de até cinco vezes o valor orçado da área doada (R$ 2,3 milhões) apenas para a construção do primeiro prédio. “Não podemos ser medíocres em nossos sonhos.”

Para o prefeito Nedson Micheleti, a instalação da PUC reforça o perfil de Londrina como referência no ensino acadêmico. Com a vinda da PUC, segundo ele, o município também caminha para se tornar referência em produção científica. “Somente a história vai mostrar a importância de um ato como este que estamos fazendo hoje”, observou.

“Esse é um momento especial na vida de todos nós. Em poucos anos vamos sentir o acerto que estamos fazendo hoje”, concordou Tercílio Turini.

Dom Albano Cavalin ressaltou, durante a cerimônia, a união das forças sociais e políticas para garantir a instalação da PUC no município. Ele revelou que, diante das dificuldades para a doação da área, a instituição cogitou trocar Londrina por Cambé. “Mas o Nedson disse: “De jeito nenhum?.”

A doação do terreno à PUC foi regulamentada pela Lei Municipal 8.598, de novembro de 2001. No último dia 5, a Prefeitura de Londrina conseguiu liminar de imissão de posse na ação de desapropriação da área do Jóquei Clube.

A ação foi necessária porque não houve acordo amigável para a desapropriação da área. Com a liminar, o município se comprometeu em depositar em juízo no valor apurado pela Comissão Permanente de Avaliação de Bens (R$ 2.391.777,60).

Cursos

A PUC já opera em Londrina, provisoriamente no Colégio Marista, com três cursos de graduação (Administração, Direito e Sistema de Informação) e quatro de pós-graduação, atendendo a mais de 300 alunos.

Para o próximo ano está prevista a instalação de um novo curso de graduação (Ciências Contábeis) e outros sete de pós-graduação, atingindo até o final do ano cerca de setecentos alunos.

Voltar ao topo