Área de conflito no Cabral deve ser regularizada

O governador Beto Richa e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, formalizaram ontem a criação de um grupo de trabalho para analisar o processo de regularização de terreno na Vila Domitila, localizada entre os bairros Ahu e Cabral. Registrado como propriedade do INSS, o lote tem 190 mil metros quadrados e é reivindicado por cerca de 250 famílias que residem no local. A discussão judicial sobre a regularização da área já dura mais de 30 anos.

Uma proposta que poderá ser avaliada é a compra do terreno pelo governo estadual para a construção do Centro Judiciário de Curitiba. “A complexidade para regularizar a área é muito grande. A união de esforços certamente irá encaminhar a alternativa que agrade todo mundo”, disse o presidente do INSS, ao defender que o processo saia da esfera federal. Ele explicou que cada caso precisa ser estudado com cuidado, pois existem famílias proprietárias dos imóveis e outras que invadiram o local ou adquiriram áreas de forma irregular. Hauschild também revelou que o INSS vai pedir a suspensão temporária da execução de mandados de reintegração de posse autorizados pela Justiça, em caso de invasão recente.

O grupo que vai estudar a situação será formado por representantes do governo , Poder Judiciário, INSS e moradores, além de representantes da Caixa Econômica Federal.

Voltar ao topo