Arcebispo Fedalto recebe homenagens por jubileu

O arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto celebra no dia 12 de dezembro, no Estádio Couto Pereira, 50 anos de sacerdócio. As comemorações serão realizadas no mês que vem, mas as homenagens ao arcebispo começaram na última terça-feira.

Dom Pedro é o primogênito de sete irmãos, nascido na Colônia Rebouças, em Campo Largo, em 11 de agosto de 1926. Entrou para o seminário aos 13 anos. Foi ordenado presbítero em 6 de dezembro de 1953, e, logo em seguida, bispo auxiliar de Curitiba em 1966. Em 1971, foi empossado arcebispo de Curitiba.

Quando assumiu a Arquidiocese, Curitiba ainda não tinha um milhão de habitantes. As paróquias eram 82, e o clero era formado por 52 padres e 225 religiosos.

Hoje, com uma população com mais de 2,7 milhões de pessoas em Curitiba, o arcebispo continua realizando as suas ações. Dom Pedro Fedalto é o atual presidente da Ação Social, que atende de 20 a 30 famílias por dia nas paróquias da cidade e da Região Metropolitana. Dom Pedro também foi presidente da regional Sul da CNBB (Comissão Nacional dos Bispos do Brasil), de 1968 a 1995.

“A maior parte das paróquias de Curitiba foram criadas por ele. Das 155 paróquias que existem hoje, mais da metade foram acompanhadas pelo arcebispo”, afirma o bispo auxiliar dom Ladislau Biernaski.

Como presidente, o arcebispo de Curitiba descentralizou o serviço de Ação Social, apoiando vários projetos de renda alternativa e economia solidária, principalmente nas paróquias onde as populações são mais carentes. Suas principais realizações pastorais foram marcadas pela preocupação com o atendimento ao povo.

“Ele, como um pastor, sempre teve convivência com outras religiões cristãs e não cristãs. Exerceu papel fundamental na Igreja do Brasil e na América Latina. Em primeiro lugar, ele se preocupa com o bem-estar da população”, diz o padre Aleixo Souza. Outro ponto forte da ação social, está sendo os convênios que foram criadas com a Pastoral da Criança e com a Pastoral do Idoso.

Dom Pedro Fedalto também se preocupa com as questões políticas e culturais que envolvem a sociedade. Um dos exemplos foi a participação na mobilização contra a venda da Copel, em 2001. “Dom Pedro esteve sempre atento a todos os acontecimentos de Curitiba. Atuando na área social, ele também se importava com a educação e a cultura e esteve presente em todas as questões que envolviam o futuro da sociedade”, diz a Irmã Alaíde da Silva, coordenadora da Ação Social da Arquidiocese.

A expectativa dos organizadores da comemoração do jubileu de dom Pedro acreditam que o Estádio Couto Pereira deverá receber cerca de 30 mil pessoas no dia 12 de dezembro. “Todos os eventos religiosos que organizamos foram realizados no estádio. Acredito que a população já se acostumou com o estádio desde a visita do papa João Paulo II a Curitiba, em julho de 1980”, completa o padre Aleixo.

O arcebispo foi homenageado na terça-feira, na Câmara Municipal, e anteontem, na Assembléia Legislativa. Hoje, Fedalto receberá homenagem às 10h30, na Igreja do Senhor Bom Jesus do Centro, na Praça Rui Barbosa.

Voltar ao topo