Apresentado projeto para melhorar transporte na RMC

Nesta semana o governo do Estado apresentou os projetos que vão ser realizados nos próximos dois anos para melhorar o sistema de transporte coletivo integrado da Região Metropolitana. Entre as obras estão a reforma e construção de novos corredores viários e de terminais. Vão ser gastos R$ 124 milhões. Segundo o secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos, Edson Strapasson, este é o maior investimento que o governo realiza em três décadas nessa área.

Entre as primeiras obras a serem concluídas está o terminal Guaraituba em Colombo. Ele vai desafogar o terminal do Maracanã, que atende hoje uma população de 130 mil habitantes. “É o dobro da capacidade. Em horário de pico é uma loucura: várias filas de passageiros e de ônibus”, comenta. Depois, o terminal do Maracanã será todo reformado. A cidade ganha ainda outro terminal, que será construído na região de Roça Velha. As propostas das empresas que participam da licitação vão ser abertas na próxima semana. Após o início das obras, os terminais devem ficar prontos em seis meses.

Outros municípios também vão ganhar novos terminais. Entre eles São José dos Pinhais, que passa a fazer parte do transporte integrado, Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Rio Branco e Itaperuçu.

Além dos terminais, a RMC vai ganhar melhorias em alguns corredores viários, além da construção de outros. A Avenida Anita Garibaldi, que liga o bairro Barreirinha ao Cabral, em Curitiba, será praticamente refeita, adequando a via ao fluxo de veículos. A Rodovia da Uva entre o bairro Santa Cândida e o Contorno Norte será duplicada e a Estrada da Ribeira entre o trevo do Atuba e o terminal Guaraituba, em Colombo, será transformada em uma avenida com três pistas. Entre as obras também será construída uma via ligando os municípios de Almirante Tamandaré e Pinhais, sem passar por Curitiba.

Voltar ao topo