Paranaense legítima

Após mais de 100 anos, Todeschini Alimentos fecha as portas

A centenária empresa paranaense Todeschini Alimentos, que produz massas, biscoitos e bolachas, fechou as portas. Foram dispensados os 336 funcionários da fábrica no Pinheirinho, às margens da Linha Verde. No local, nenhum responsável pelo setor administrativo foi localizado.

As atividades estavam paradas desde 22 de dezembro, quando começaram as férias coletivas. O retorno estava marcado para 7 de janeiro, mas os trabalhadores encontraram os portões fechados e foram comunicados que a empresa esperava por uma “parceria estratégica” para poder voltar a funcionar. Na segunda-feira, foram oficialmente comunicados do fechamento da unidade e desligados. Antigo colaborador revelou que o salário de janeiro não foi pago e a expectativa é que seja depositado até amanhã. Segundo ele, a empresa prometeu liberar apenas o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e os demais direitos terão que ser buscados na Justiça.

Sem comentários

O advogado Jorge Domingos Neto, representante legal da Todeschini e da família que comanda a empresa há quatro gerações, informou que estava em São Paulo e não tinha autorização para comentar o assunto. O sindicato da categoria também não quis se pronunciar.

História de quatro gerações

A Todeschini Alimentos foi fundada em 1906, pelo imigrante italiano Giuseppe Todeschini. A empresa continuou com a família por gerações até começar a enfrentar dificuldades de gestão e maior concorrência de mercado em 2002. Em 2006, a crise se intensificou e a parceria com a Imcopa, processadora de óleo e farelo de soja com sede em Araucária, deu origem à AC Alimentos e Condimentos, que, separada do passivo da Todeschini, passou a ser responsável pela administração, fornecimento de matéria-prima e comercialização dos produtos da empresa. Nenhum responsável pela Todeschini foi localizado nos telefones da AC.

Voltar ao topo