Apoio e conselhos dos capelãos

Familiares e pacientes internados em hospitais muitas vezes contam com o apoio de pessoas desconhecidas, que oferecem um aconselhamento espiritual. Essa atividade é desenvolvida por um capelão, cuja preparação é específica e ofertada inclusive por universidades.

A capelania é considerada um setor específico de uma instituição religiosa e, além dos hospitais, o capelão atua em universidades, divisões militares, conventos ou navios. Nos hospitais, o papel desse profissional é fazer com que a fé contribua para o processo de cura. O capelão do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná, Ramiro Carlos Pastore, destaca que o profissional precisa de uma preparação teológica e técnica para atuar. Uma das opções para a formação são os cursos de Educação Pastoral Clínica, que têm duração de um ano e prepara assistentes espirituais hospitalares. Durante a preparação são repassadas informações de como abordar os pacientes. "A função é colaborar para o tratamento", comentou.

Serviço: A Faculdade Evangélica do Brasil oferece o curso de Capelania Hospitalar em Londrina. Quem quiser mais informações pode ligar para (43) 3379-7200.

Voltar ao topo