O caso de uma enfermeira que aplicou uma seringa vazia ao invés de uma dose da vacina contra o coronavírus em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, levantou uma dúvida importante. Afinal, aplicar uma vacina com ar pode fazer mal?

continua após a publicidade

Para entender os riscos de uma “dose de vento”, a reportagem da Tribuna conversou com o médico cardiologista Gustavo Lenci, especialista da PUC-PR. “Aplicar ar na veia pode matar, mas uma quantidade grande, suficiente para criar uma bolha”, alertou Lenci. No entanto, como a vacina é intramuscular, as chances de complicações diminuem consideravelmente.

LEIA TAMBÉM Dentista denuncia seringa vazia ao tomar vacina contra covid-19 em Fazenda Rio Grande

Não só pelo fato da vacina ser aplicada no músculo, mas a quantidade de ar que cabe na seringa para vacinação também é muito pequena para causar complicações. “O risco que existe é de achar que está protegido, depois contrair a doença e achar que a vacina não funcionou”, alerta o médico.

continua após a publicidade

A aplicação de ar diretamente na veia pode ser fatal. “Imagina que você forma uma bolha no sistema dos vasos sanguíneos. Uma bolha de gás. Isso vai começar a circular pelo corpo e para no pulmão, por exemplo. Aquela parte onde está a bolha para de receber sangue, causando a morte do local”, revela o cardiologista.

O risco pode variar dependendo de onde a bolha de ar for parar. Se for para o pulmão, os sintomas aparecem rapidamente, como dor e dificuldade para respirar. Mesmo sendo grave, a situação pode ser reversível com tratamento adequado.

Checando a imunização

continua após a publicidade

Para garantir que a vacinação foi feita de fato, é preciso ficar atento. “A pessoa tem o direito de pedir para o profissional mostrar a dose e ver o líquido sendo aspirado. Há hospitais que seguem o protocolo de mostrar o frasco, a aspiração do líquido e a aplicação”, alerta o médico.

Gravar todo o processo com o celular pode ser uma forma de garantir que a vacina será aplicada. Caso exista a dúvida da aplicação da vacina dias depois, é possível checar se o imunizante foi aplicado por meio de um teste de anticorpos neutralizantes.

A aplicação falsa de vacina da covid-19 pode ser denunciada na Controladoria-Geral do Estado (CGE). Qualquer cidadão pode fazer a denúncia pelos telefones 0800 041 1113 e (41) 3883-4014, que atende pelo aplicativo WhatsApp. As informações são repassadas para a Secretaria de Estado da Saúde, que atua em parceria com o Ministério Público para coibir irregularidades.