Lenda

Apesar de fama, março não é o mês mais chuvoso do ano

Nesta semana tem início o mês de março, conhecido por ser o principal período de chuvas no ano, principalmente por causa da música “Águas de Março”, composta por Tom Jobim na década de 70. Mas será que as precipitações são mais constantes nessa época do ano mesmo? De acordo com a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Ana Beatriz Porto, a ideia que o mês de março é o mais chuvoso do ano não passa de lenda.

“Pode até ser que em outros estados seja diferente, mas aqui no Paraná, se considerarmos os dados climatológicos dos últimos anos e fizermos a média, vamos observar que nem sempre o mês de março é o mais chuvoso. Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro”, explica. No entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros. “Neste mês ainda é verão e, por isso, há instabilidade e possibilidade de chuva”, completa a meteorologista.

Chuvas ocasionais

Em 2011 as precipitações foram motivo de grande preocupação no Paraná, pois causaram diversos estragos no litoral. Neste ano, porém, pelo menos o início do mês deve ser tranquilo. A previsão desta semana, que inclui os primeiros dias de março, para Curitiba, região Metropolitana e litoral, é de “chuvas rápidas e ocasionais”, aliadas a temperaturas elevadas. Somente a segunda e a terça devem ficar com médias mais amenas devido à nebulosidade, ficando com máxima de 25 graus, temperatura que se eleva na quarta para 29 graus.