O quinto boletim da balneabilidade do litoral do Paraná, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apontou um resultado ainda pior que o da última avaliação, da semana passada, quando quatro locais foram considerados propícios para banho. Agora, dos 43 pontos analisados, somente dois são próprios para banho, segundo o IAP. Eles ficam nos balneários de Ipacaray e Solymar, ambos em Matinhos.

continua após a publicidade

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o resultado ruim é fruto das análises dos outros quatro boletins anteriores. “Esse resultado é normal. Por se tratar de uma média, acredito que o próximo boletim possa ter ainda menos pontos próprios”, diz.

Em comparação à última análise, os dois balneários aprovados pelo IAP desta vez já eram indicados aos banhistas. Já a Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e o ponto à direita do morro, em Matinhos, considerados bons na última avaliação, não são mais indicados.

Para o secretário, é preciso dar atenção aos pontos bons e não apenas àqueles que não são indicados para os veranistas. “O governo do Estado não avalia esses pontos ruins para banho como um fator que afaste os turistas, mas, sim, como um método de mostrar para quem vem de fora os locais bons para entrar no mar”, avalia.

continua após a publicidade

De acordo com o IAP, para um local ser considerado impróprio é preciso que a quantidade de bactérias Escherichia coli (E.coli) seja superior a duas mil, ou seja, se duas ou mais amostras do mesmo local apresentarem mais de 800 E.coli por 100 mililitros de água.

No primeiro boletim divulgado pelo IAP, em 15 de dezembro, oito locais foram considerados próprios para banho e 35 impróprios. No segundo, dos 43 pontos analisados, 11 foram considerados próprios. Já no terceiro, dos mesmos pontos analisados, seis foram considerados próprios. E, no quarto boletim, do dia 5 de janeiro, quatro pontos eram indicados pelo IAP; os impróprios chegaram a 39.

continua após a publicidade