Apae festeja 50 anos com atividades

Começa hoje, em todo o Brasil, a Semana Nacional do Excepcional com o tema “Apae 50 anos: Uma trajetória de conquistas pela valorização da vida, promovida pela própria entidade”. Até o dia 28 de agosto, os alunos atendidos em Curitiba serão beneficiados com passeios ao zoológico, shoppings e cinemas. Na segunda e terça, também haverá um ponto de informações na Praça Generoso Marques, onde serão distribuídos folders sobre a instituição, suas atividades e esclarecimentos sobre a deficiência mental.

A primeira Apae do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro em 1954 por um grupo de pais e amigos que tinham o objetivo de criar um espaço onde seus filhos pudessem receber o atendimento clínico e pedagógico que permitisse uma melhora na qualidade de vida e exercício do direito à cidadania. Atualmente, são mais de duas mil unidades em todo o País, representadas por uma federação nacional. A Apae de Curitiba foi criada em 1962 e hoje conta com cinco unidades que possibilitam atender diariamente 738 alunos, de todas as idades. A entidade oferece reabilitação, estimulação precoce, reforço pedagógico e profissionalização.

Também possui nove casas lares, que abrigam 48 alunos órfãos ou que foram abandonados pela família. A Apae oferece uma equipe com professores especializados, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, neurologistas e dentistas.

A associação tem dificuldades financeiras para manter toda essa estrutura. “Com a Semana, também queremos mostrar para a população que somos uma entidade particular, e não pública. Precisamos do apoio da comunidade para sobreviver. Um exemplo é o convênio que temos com a Copel: R$ 1 pode ser doado pela conta de luz, mas temos apenas 1,4 mil pessoas contribuindo”, explica Waldinei Wzorek, supervisor administrativo da Apae Curitiba. De acordo com ele, os alunos inscritos não pagam mensalidade. Existe apenas a contribuição voluntária. “A renda da entidade vem da conta de luz, ações de telemarketing, bazares, projetos e doações”.

Abaixo-assinado

Durante a Semana, a Apae vai produzir um abaixo-assinado que será entregue pela federação nacional diretamente ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. “Queremos a inclusão das Apaes nos Fundos de Valorização do Magistério e da Educação Básica; a participação de representantes das associações nestes conselhos; uma política pública de inclusão do portador de deficiência mental no ensino regular; e a retomada do financiamento do Ministério da Educação na ampliação e construções de escolas especiais. Faz sete anos que não recebemos nada do governo federal”, comenta Wzorek.

Voltar ao topo