Anvisa avalia quatro laboratórios do Tecpar

Os laboratórios do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estão passando por rigorosa avaliação, que permitirão o credenciamento da empresa junto à Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde (Reblas). Encontram-se em Curitiba especialistas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a elaboração de uma criteriosa análise, iniciada ontem, verificando os ensaios e os laboratórios de Microbiologia, Toxicologia, Alimentos e Pesticidas do Tecpar. Formada por 4 especialistas da Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Anvisa, a avaliadora líder Emyr Ferreira Mendes e os avaliadores técnicos Marco Abla, Maria Ionaria Oliveira e Lina Yamashyta Oliveiras, a comissão deverá permanecer na cidade até amanhã (quarta), quando todos os dados serão compilados para a elaboração do documento final. Para o químico Bill Jorge da Costa, gerente do Departamento de Soluções Tecnológicas do Tecpar, a avaliação “é uma condição sine qua non” para o credenciamento dos laboratórios perante a Reblas. “É extremamente importante o credenciamento dos laboratórios do Tecpar, porque a Reblas poderá indicar os nossos serviços, ampliando nossa área de ação. Além disso, em breve só poderão atuar no País os laboratórios avaliados pela Anvisa”, afirmou.

A avaliação segue a norma NBR 17025 (padrão de qualidade para laboratórios e ensaios). Para esta primeira fase do credenciamento, o Tecpar enviou documentos sobre os laboratórios, que estão sendo analisados in loco até esta quarta-feira. “Os critérios de avaliação são rigorosos, mas estamos preparados para atendê-los”, comenta Bill Jorge da Costa.

Anvisa

A Anvisa foi criada em 1999. É uma autarquia sob regime especial, ou seja, uma agência reguladora caracterizada pela independência administrativa, estabilidade de seus dirigentes durante o período de mandato e autonomia financeira. Na estrutura da Administração Pública Federal, a Agência está vinculada ao Ministério da Saúde, com relacionamento regulado por Contrato de Gestão. O novo órgão incorporou as competências da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

A finalidade institucional da Agência é promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.

Voltar ao topo