Antunes projeta mudança da estrutura universitária

O Ministério da Educação (MEC) publicará no próximo fim de semana a portaria que confirma o nome do ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Alberto Antunes como novo secretário de Ensino Superior. Indicado pela Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andife), Antunes aceitou o convite formalizado pelo ministro Cristovam Buarque.

Segundo o novo secretário, seu principal objetivo será a reformulação das instituições. “A sociedade mudou e a universidade precisa acompanhar as mudanças e também estar a frente delas”, avalia. Ele também defende o ensino superior gratuito nas universidades públicas.

Antunes já sabe como conduzir as mudanças. “O MEC não vai impor nada. Vamos construir uma proposta e consultar a comunidade universitária”, diz. A primeira medida será reunir todos os reitores para conhecer as emergências de cada instituição. Entre os problemas está a situação dos hospitais universitários de todo o país. A Secretaria de Ensino Superior tem orçamento de R$ 7 bilhões e é responsável por 39 universidades federais, cinco centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e oito escolas.

Voltar ao topo