Antonina se prepara para os dias de folia

A menos de uma semana do Carnaval, as escolas de samba e os blocos carnavalescos de Antonina, município do litoral que realiza a festa mais tradicional do Estado, estão com a animação em dia para o evento. Nos bastidores, porém, o clima é de correria: integrantes das escolas trabalham dia e noite para garantir as fantasias e os carros alegóricos, com expectativa de receber público recorde de 300 mil pessoas nos cinco dias de folia.

O mestre de bateria Eriton Costa Cordeiro, que responde pela presidência da escola mais antiga, a do Batel, há uma semana trabalha em três turnos: um como pedreiro, outro como garçom e o terceiro com a confecção dos itens do Carnaval. ?É em prol da comunidade que a escola vai sair?, afirma, depois da difícil decisão de fazer ?milagre? com o orçamento apertado de R$ 5 mil, e garantir o desfile. ?O interessante é que, com isso, muito mais gente que o esperado se envolveu nos preparativos. Gente que não aparecia na quadra da escola há mais de dez anos?, conta.

O enredo da Batel, este ano, homenageará os 18 anos do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovido no litoral, com a saída de quatro carros alegóricos e onze alas, além da bateria. No total, cerca de 450 pessoas vão desfilar pela escola. ?É uma corrida contra o tempo, mas que vale a pena. Tudo por amor à escola e para não perder a tradição?, enfatiza.

A Batel completa 61 anos em 2008, mas já chegou a ficar fora do Carnaval por quatro anos consecutivos. Algo que, para o mestre de bateria, não poderia mais acontecer. ?As pessoas dizem que sou louco, já que a escola vai sair com um Carnaval preparado em praticamente quinze dias. Mas de louco não tenho nada, sou apenas batelense?, diz o apaixonado pela escola.

Carnaval

O Carnaval de Antonina traz boas expectativas para o turismo na cidade. Segundo o secretário de Turismo, José Luiz Velloso, quase todos os leitos dos 14 estabelecimentos de hospedagem da cidade entre hotéis e pousadas, já estão reservados para os dias da festa. ?Teremos os blocos de cordão, os folclóricos, as escolas de samba e os bailes públicos, todos os dias?, antecipa.

Ele afirma que o público deste ano deve superar em pelo menos cem mil pessoas o contabilizado em 2005, último levantamento feito pela prefeitura com a ajuda da Polícia Militar, quando participaram do Carnaval 200 mil foliões.

Os turistas, diz, vêm de locais diversos, como o próprio litoral, interior do Paraná e outros estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e até Rio de Janeiro. ?O objetivo principal é curtir o desfile das escolas (são cinco, no total), que contrasta a cultura, o glamour e o luxo das fantasias com toda a criatividade e harmonia do carnaval antoninense?. 

Voltar ao topo