Antigo prédio do museu vira abrigo de mendigos

O prédio que abrigou por 29 anos o Museu Paranaense, na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba, está abandonado. Desde a desocupação do imóvel no ano passado ? já que o museu foi transferido para uma nova sede no Alto do São Francisco ? o local passou a ser habitado por mendigos e é alvo constante de pichações e vandalismo. Nesta semana, a Prefeitura promete avaliar as condições do prédio, que precisa de reformas.

O comerciante Jorge Derviche Filho, que é dono de uma loja ao lado do prédio, se diz indignado com a situação. “Não é possível um descaso tão grande com esse prédio que faz parte da história de Curitiba”, afirmou. Ele disse que ligou diversas vezes para a Prefeitura para cobrar uma solução, mas ninguém deu retorno.

A florista Rosa Baron também lamenta o estado de abandono do imóvel. Ela comenta que todos os dias um grupo de mendigos se reúne no prédio, que passou a ser moradia dessas pessoas. “Isso demostra um problema social do município”, disse. O fiscal José Batista da Costa afirmou que dificilmente um funcionário da Prefeitura vai ao local, o que favorece a permanência de desocupados.

Em nota distribuída pela Secretaria Municipal da Comunicação Social, a Prefeitura informou que somente na segunda-feira, dia 13, o município recebeu as chaves do imóvel. Elas foram devolvidas pelo setor de patrimônio histórico-cultural do governo do Estado, depois que o acervo do museu foi transferido para outro local.

Na nota, a Prefeitura garante que técnicos do município definirão, ainda nesta semana, as reformas necessárias. A idéia é usar um dos três pavimentos do prédio como Salão de Atos da Prefeitura. O restante deverá ser usado como centro cultural pelo Banco do Brasil, que já sinalizou interesse de se instalar no local.

Voltar ao topo