Ano Internacional da Química terá eventos no Paraná

As cinco universidades estaduais do Paraná que ofertam o curso de Química realizarão nos próximos meses simpósios, palestras e outros projetos para comemorar o Ano Internacional da Química, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Os eventos serão inspirados no slogan “Química para um mundo melhor”, que estará no centro das atividades de instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil e no mundo. No Brasil, boa parte das atividades acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre 17 e 23 de outubro.

Na Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) será realizado durante a semana do meio ambiente, entre os dias 6 e 10 de junho, o projeto “A química na hora do recreio”. Nesses dias, estudantes de ensino médio serão motivados a descobrir um pouco mais sobre o universo químico.

Também estão previstas iniciativas em espaços públicos como shoppings, praças e no próprio campus da universidade, com o intuito de aproximar a imagem do cientista da realidade da população, mostrando o quanto existe de química no dia a dia das pessoas.

A popularização da ciência por meio da leitura também está no cronograma de atividades da Unioeste. Textos de divulgação científica serão oferecidos em locais de fácil acesso. “Depois de ler os textos os leitores os deixam para outras pessoas, no mesmo lugar”, explica a professora Márcia Borin. Para finalizar, a Unioeste realizará, em outubro, o II Congresso Paranaense de Ensino de Química, no campus de Toledo.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) acontece em agosto mais uma Semana da Química que, entre outras atividades, contará com a palestra “A química em seu ano internacional”, ministrada pelo professor doutor Gérson Mol, da Universidade de Brasília (UNB).

Ainda sem data definida, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoverá o 5° Simpósio de Química Aplicada (Sinquia), simultaneamente com a 6ª Jornada de Pós-Graduação. Em 2011 a universidade também comemora 15 anos do curso de graduação em Química e cinco anos da pós-graduação.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também realiza, em outubro, um simpósio sobre o tema. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ainda não divulgou a sua programação.

Voltar ao topo