Animais que vivem presos são mais agressivos

Presumir a atitude de cães diante de determinadas situações nem sempre é confiável. Ainda mais se o animal vive sob condição de estresse, preso de maneira inadequada, em um espaço insuficiente e sem o contato com diferentes pessoas. Os donos devem prestar atenção nestes cuidados, até porque podem ser responsabilizados por danos a terceiros no caso de um ataque. E a população deve tomar cuidado ao se aproximar dos animais, especialmente dos desconhecidos.

A família de uma menina de um ano e seis meses viveu um drama na semana passada, quando a criança foi atacada pelo cachorro da vizinha, da raça akita. Ele estava preso a um fio e mordeu a menina, que foi sacudida até que um homem chutou o animal e os familiares conseguiram resgatá-la. “A menina foi sacudida de um lado para o outro, como se fosse um boneco. Nós não sabemos ao certo se o cachorro já atacou outras pessoas. Dizem que um parente da dona da cachorro também já teria sido ferido”, relata a avó da criança, Sueli Bueno dos Santos, de Colombo. Ela mora em uma casa ao lado da residência onde fica o animal, dentro do mesmo terreno.

A criança ficou ferida nas costas, no peito, no pescoço e ao redor da boca. A família não conseguiu atendimento em Colombo e a chefe da mãe da menina levou para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, onde ficou internada por seis dias, sendo dois deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A criança teve alta na última segunda-feira. No hospital, a menina ficava estressada quando alguém chegava perto e, quando foi para casa, apontou bastante para o cachorro. De acordo com familiares, depois do incidente a dona do cachorro isolou a garagem com telas, evitando que o cachorro saia da área da casa.