Animais geram impasse entre SPAC e Prefeitura de Curitiba

Esta semana a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) recebeu um aviso da Prefeitura de Curitiba informando que não recolherá mais o lixo gerado pela entidade. A produção ultrapassa 600 litros por semana e, nesses casos, a responsabilidade fica a cargo do gerador, que precisa contratar uma empresa. No entanto, a entidade afirma que não tem dinheiro para isso e que cuida sem ajuda governamental de cerca de 800 cães que foram abandonados pelas ruas da cidade.

Calcula-se que existam em Curitiba cerca de 400 mil animais. Aproximadamente 12,6 mil perambulam pelas ruas. Muitos ficam doentes, são atropelados e acabam sendo encaminhados para a entidade, que já não tem infra-estrutura para receber mais cães. Segundo a presidente da entidade, Soraya Simon, até o serviço de atendimento da Prefeitura (156) diz para as pessoas procurarem a SPAC.

Soraya conta que a entidade vive de doações e não tem como arcar com uma despesa a mais. Por mês, são gastos mais de R$ 10 mil em medicamentos, alimentos, entre outras despesas. Ela reclama da falta de uma política pública para resolver o problema dos cães abandonados. A última medida adotada pela Prefeitura foi extermínio dos animais através da câmara de gás, mas o serviço foi interrompido em 2005, por ser considerado cruel. Desde então, nenhuma outra medida foi implantada efetivamente.

Segundo o superintendente de controle ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera, a Prefeitura reconhece a importância do trabalho da instituição. Disse que a SPAC pode tentar recorrer junto à Prefeitura e que o caso será analisado. Do contrário, a medida passa a valer em 30 dias.

Em relação à falta de políticas públicas, o diretor do Departamento de Zoológico da cidade, Marcos Traad, diz que a Prefeitura já elaborou um plano de trabalho e ele está sendo analisado pelo Conselho Municipal de Proteção Animal. Ainda este ano algumas medidas devem ser colocadas em prática, como as campanhas de conscientização da população.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.