Aneel quer explicações da Copel sobre compra de avião

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer explicações da Copel sobre a compra de avião King Air 350, em janeiro deste ano, por R$ 16,9 milhões. Ofício encaminhado pela Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira da Aneel deu 30 dias de prazo para a direção da Copel apresentar os estudos para a aquisição da aeronave. A agência quer saber da empresa se o governo vai pagar pelo compartilhamento do avião, definido em convênio com o Executivo, e também pede esclarecimentos sobre a razão de a Copel Transmissão e Geração de Energia ter bancado integralmente o investimento. “Há informações, por parte da imprensa, que a aeronave ficará à disposição do governo do Estado. Esta fiscalização constatou que, no grupo que avaliou o investimento havia dois membros da Casa Civil. Há a previsão de alguma remuneração para a utilização da aeronave?”, diz o documento da Aneel.

A licitação para aquisição da aeronave também é questionada em ação popular movida pelo deputado estadual Tadeu Veneri (PT), que tramita na 4.ª Vara da Fazenda Pública. O petista alega indícios de direcionamento no processo, já que o modelo fornecido pela empresa vencedora seria o único a atender todas as exigências previstas no edital. “A Aneel só reforça o que eu questionei quando protocolei a ação. O documento questiona o acordo de compartilhamento com o governo, com custos de piloto e combustível para a Copel. O projeto vai aumentar gastos e reduzir dividendos”, analisa.

Agilidade nos serviços

Em nota, a Copel informou que atua em todos os 399 municípios do Paraná e em mais oito estados, “por isso necessita de avião de pequeno porte para deslocamento de diretores, gerentes e técnicos, garantindo assim mais agilidade nos serviços oferecidos à população”. Segundo o comunicado, “convênio com o governo do Estado permite à Copel redução dos custos operacionais da aeronave. Estas informações, entre outras, estão sendo apresentadas à Aneel, agência reguladora a quem a Copel sempre presta contas de todas as suas atividades”.

Voltar ao topo