Amigos do HC são homenageados

Como parte das comemorações do 90.º aniversário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a primeira do Brasil, foi promovida, ontem, sessão solene no Hospital de Clínicas (HC), da UFPR, para homenagear diretores e a Associação dos Amigos do HC (AAHC), órgão que desde 1995 auxilia de várias maneiras a instituição.

Também durante o evento foi implantado o espaço Augusto Prolik, destinado à teleconferências de aprimoramento aos médicos do HC. O livro Medicina, Magia e Arte, do já falecido médico Egas Izique, também teve seu lançamento na solenidade.

O diretor-geral do HC, Giovani Loddo, destacou o trabalho que o hospital vem prestando nos últimos 41 anos em suas quatro funções: ensino, atendimento à população, extensão e pesquisa. “Tem-se a impressão que se dá maior ênfase à assistência, mas não se pode esquecer a função de formação do hospital dentro do setor de Ciência da Saúde da UFPR”, destacou.

O coordenador estratégico da AAHC, Fernando Miranda, destacou a importância do hospital pelo cerca de um milhão de pessoas atendidas anualmente. Já o presidente da AAHC, José Toaldo Filho, citou como relevante o fato do novo espaço para teleconferências ser uma evolução dentro do HC. O espaço Augusto Prolik ficará na sede da AAHC, na Rua Agostinho Leão Júnior. “Este local servirá aos médicos do hospital, que poderão trocar idéias e conhecimentos com profissionais de todo mundo. Ganhando muito com isso”, salientou.

Comissões

A AAHC é divida em 55 comissões, que, todas formadas por voluntários, procuram servir e ajudar o hospital cada uma num tema específico. Todas elas são orientadas por Pedro de Paula Filho, presidente do Conselho das Comissões da AAHC. “Todas as comissões são formadas por pessoas da comunidade, que se unem em grupos para ajudar o HC em determinadas áreas”, explicou, destacando que dos 2.500 amigos do HC, todos fazem parte de pelo menos uma comissão.

Voltar ao topo