Ameaça de greve também nas particulares

Os professores do ensino superior que atuam em instituições privadas em Curitiba e região metropolitana ameaçam entrar em greve por reajuste salarial. O Sindicato de Professores de Ensino Superior (Sinpes) está mobilizando todos os profissionais da categoria para deliberar sobre o assunto em assembleia que acontecerá no dia 26, às 15h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APP).

“O Sinepe está oferecendo 6,03% de reajuste, mas nós queremos 15%”, explica Valdyr Perrini, vice-presidente do Sindicato de Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana. Segundo ele, a última proposta do Sindicato das Escolas Superiores do Paraná (Sinepe) é desproporcional aos reajustes das mensalidades. A data-base da categoria é fevereiro.

O presidente do Sinepe, Ademar Batista Pereira, diz que é normal que haja pressão por parte dos professores. “Estamos abertos a negociações”, diz, citando que nos últimos dez anos houve cinco aumentos reais, todos acima do índice de inflação. “O que a gente está propondo é um reajuste dentro da realidade”, justifica. Caso haja mesmo a paralisação, cerca de 50 mil alunos serão prejudicados.

Voltar ao topo