Alunos restauram Santa Casa

Mais de 7 mil metros quadrados do Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba estão sendo restaurados com a ajuda de vinte estudantes do último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Em três meses de trabalho, já foram recuperados a fachada do prédio, o museu e o salão nobre.

Segundo o professor e coordenador do restauro Cláudio Forte Maiolino, proteger a história e preservar a cultura de cada povo são maneiras de respeitar o país e as Instituições. “A Santa Casa é um marco histórico no Paraná”, ressalta.

A arquiteta Alessandra Luckow Invitti diz que o trabalho de remodelar as paredes do prédio para deixá-las como as originais, não está sendo nada fácil, pois há algumas paredes com mais de 20 camadas sobrepostas de tinta, o que exige sensibilidade e precisão técnica de restauro. “Apesar das dificuldades estou muito satisfeita por estar ajudando a reconstruir um patrimônio histórico que pertence à comunidade”, completa.

A estudante Elaine Cristina de Almeida Gonzaga observa que o trabalho também visa resgatar valores artísticos, deixando o ambiente mais harmônico e original. “É muito gratificante, o que estamos fazendo, tanto para enriquecer o patrimônio histórico como para o aperfeiçoamento acadêmico”, salienta.

Voltar ao topo