Alunos pedem passe e criticam aumento

Os alunos do Colégio Estadual São Pedro Apóstolo, no Xaxim, zona sul de Curitiba, ontem literalmente arregaçaram as mangas na luta pelo passe escolar gratuito. Em manifestação pró-passe e contra o possível aumento da tarifa, os estudantes lavaram a estação-tubo da linha Bairro Novo, na Rua 1.º de Maio, próxima ao colégio. A manifestação foi por volta das 12h, envolvendo cerca de 150 estudantes.

O diretor de Formação Política do Grêmio Estudantil do colégio, Paulo Marcelo Lopes, salientou que a conquista do passe livre diminuiria a evasão nas escolas. Usando como argumento a Constituição Federal, que determina que o Estado ofereça ensino público, gratuito e de qualidade, Lopes disse que o pagamento de passagem para o deslocamento até a escola fere o princípio de total gratuidade. “Queremos o passe escolar. Não esse passe esmola que existe hoje, obrigando o estudante a apresentar situação de miséria para conseguir o benefício”, reclamou.

O estudante salientou que o movimento também foi contra os constantes aumentos na tarifa de ônibus na capital. “Queremos um pouco mais de transparência por parte da Urbs. Ela precisa prestar contas do que faz à população. Todo reajuste dos salários dos funcionários implica o reajuste das passagens”, reclamou Lopes.

Voltar ao topo