Alunos lutam pelo Passeio Público

“Ultimamente estou sentindo-me tão solitário… onde estão as pessoas que aqui andavam?” A frase, escrita pela aluna do Colégio Estadual do Paraná Elisiane Guimarães quer expressar o que o Passeio Público de Curitiba falaria, se ele falasse. Esse sentimento de abandono foi a principal constatação de um trabalho feito por estudantes do colégio junto ao local, que é vizinho do estabelecimento de ensino.

O levantamento, que passou pela parte histórica até os dias atuais, faz parte de uma exposição que os alunos montaram na escola, como comemoração dos 118 anos do Passeio Público. O trabalho reuniu alunos do ensino médio e envolveu todas as disciplinas. Segundo o professor de Português e Literatura, Afonso von Meien, o objetivo do projeto foi levantar todas as informações possíveis sobre o local para poder apontar soluções para revitalizar o parque. “Isso passou pelo levantamento da história, análise da água e até entrevistas com pessoas que freqüentam o Passeio”, falou o professor.

Durante esse levantamento, os alunos descobriram que a maioria dos freqüentadores defende, em primeiro lugar, o resgate social do parque, seguido de mais policiamento e a realização de atividades culturais. De acordo com a aluna Sofia Goossen, “o Passeio Público tem vida, mas foi abandonado pela população, que discrimina o local”. Segundo ela, muito do que se fala sobre o parque é mito, pois na realidade ele continua sendo um ótimo local de lazer.

História

A conscientização das pessoas sobre o Passeio deve ser o primeiro ponto para a mudança de postura em relação ao local, diz a estudante Stephanie Almeida Souza. Segundo ela, o parque se tornou apenas um local de passagem para as pessoas, “mas elas não tomam consciência que esse é o único parque de Curitiba que fica no centro da cidade, e por isso poderiam aproveitar melhor a sua existência”.

De acordo com o levantamento dos estudantes, o parque foi criado em maio de 1886, e foi construído em uma área alagadiça da cidade. Ele foi o primeiro parque de Curitiba, e depois de quarenta anos, começou a receber os primeiros animais, se tornando também o primeiro zoológico da capital. Entre as principais atrações da época estavam um lago de pesca e um poste de iluminação elétrica -uma novidade para a época.

Serviço – A exposição sobre o Passeio Público está aberta à visitação no hall de entrada do Colégio Estadual do Paraná até dia 13 de maio.

Voltar ao topo