Alunos especiais vão fazer estágios

Convênios entre o Centro de Integração Empresa-Escola, no Paraná, e cinco escolas de educação especial de Araucária foram assinados neste fim de semana para a prática do estágio supervisionado de estudantes nas empresas daquele município.

Trata-se do primeiro programa de estágio dessa natureza criado pelo CIEE/PR e que será estendido aos demais municípios do Estado onde houver interesse das instituições de ensino.

O objetivo é estimular a abertura de espaços nas empresas para inclusão de estudantes com necessidades especiais no mundo do trabalho, mediante a prática do estágio complementar ao aprendizado teórico nas escolas.

Ao assinar os convênios, o presidente do CIEE/PR, Fernando Fontana, lembrou que as pessoas com necessidades especiais no campo profissional são amparados por legislação específica que lhes garante determinada reserva de vagas nas empresas. Somando-se a isso a legislação própria do estágio e as parcerias de ensino/aprendizado prático a serem estabelecidas, os alunos das escolas de educação especial conveniadas certamente encontrarão maiores facilidades de treinamento e profissionalização para acesso ao mercado de trabalho. “O estágio de estudantes nessas condições especiais é uma responsabilidade compartilhada das instituições de ensino e da comunidade empresarial, que devem somar esforços para aproveitamento do potencial de conhecimento e trabalho de expressiva parcela de jovens em busca do exercício da cidadania e de seus direitos de inclusão social”, disse Fontana.

O lançamento desse programa de estágio para alunos especiais faz parte da mobilização comunitária em torno do 1.º Seminário Municipal sobre Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Mundo do Trabalho, a ser realizado dia 26 próximo no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Araucária, em parceria com o CIEE/PR.

As cinco primeiras instituições que assinaram os convênios são: Escola Municipal Especial Agrícola Padre José Anusz, Escola Municipal General Celso de Azevedo Daltro Santos, Escola de Educação Especial Professora Joana Belniak da Silva, Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano e a Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, representadas por seus diretores, professoras Maria Regina Pedroso Krsyzamowski, Margarete Hass Druciak, Josélia Conceição Carneiro Lebrecht, Sueli Terezinha Kioteka e professor Waldir Alves Camargo.

Ainda em Araucária, o presidente Fernando Fontana assinou com o prefeito Albanor José Ferreira Gomes a renovação do convênio de estágio entre o CIEE/PR e a Prefeitura Municipal por mais cinco anos. Esse convênio é supervisionado pelo Posto de Atendimento de Araucária, que até julho último tinha 718 estagiários colocados nas empresas locais.

Voltar ao topo