Alunos e professores da Embap fazem protesto

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), na esquina das ruas Desembargador Westphalen e Emiliano Perneta, centro de Curitiba, voltou a ser palco de manifestação na tarde de ontem. Pelo menos duzentas pessoas, entre alunos e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), fizeram uma espécie de cordão de isolamento entre a sede da escola e o MAC, em protesto pela anexação do casarão. O impasse já dura quase seis meses.

“Queremos que aqui seja a continuidade de um sonho da escola. A Embap conta com acomodação física deficiente”, aponta a professora de História da Arte, Maria José Justino. Segundo ela, o espaço que a Escola de Música dispõe hoje impossibilita a ampliação de novas turmas. “Não temos espaço para expansão”, reclama. São cerca de mil alunos que dividem um prédio histórico localizado na rua Emiliano Perneta e outro na Ébano Pereira.

Apesar da luta em anexar o casarão do MAC à Escola de Música e Belas Artes, a medida seria apenas paliativa, destaca Maria José. “Nossa proposta é muito mais profunda: é ter uma grande escola de artes do Paraná, unindo a Embap e a FAP (Faculdade de Artes do Paraná)”, conta a professora. “Nosso apelo é para que o governo crie espaço para receber as duas escolas e assim, podermos ampliar para a pós-gradução, mestrado e até doutorado.”

Para a professora e cantora lírica Denise Sartori, o prédio que dá lugar ao MAC “seria perfeito para as Belas Artes, tanto pela localização, como por seguir a mesma linha da Embap”.

“Não somos contra o MAC. Ele tem que continuar existindo, mas no Museu Oscar Niemeyer (ex-NovoMuseu)”, opina o vice-presidente do DCE da Embap, Caio Nocko. O estudante lembra que a medida é emergencial, para “desafogar” o grande número de alunos.

Entre tantos manifestantes, uma delas era contrária à transferência do MAC. “É um museu tradicional de Curitiba e pelo fato de haver poucos lugares como este na cidade, não deve ser fechado”, opinou a estudante de Artes Plásticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Talita Esquivel. A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) foi fundada em 1948.

Voltar ao topo