Alunos da UTFPR desenvolvem porta-retrato com material de catadores de papel

Alunos do quinto e sexto período do curso Técnico-Integrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, desenvolveram um porta-retrato reciclável, com caráter de responsabilidade social e ambiental. Eles fazem parte da criação da mini-empresa ECOnceito, uma iniciativa da Junior Achievement, em parceria com a UTFPR, que dá suporte aos alunos fornecendo voluntários de grandes empresas para atuarem nos projetos.

O porta-retrato é todo feito de material reciclável, adquirido diretamente de catadores de papel da Favela do Parolin, em Curitiba. Na última participação da empresa, durante uma feira no Shopping Palladium, os alunos já conseguiram obter 100% dos lucros com a comercialização do produto.

Segundo a aluna Gabrieli Sturm, responsável pela área de marketing da empresa, a meta é atingir 200% de lucro com a venda dos porta-retratos. “E todo o lucro que ganharemos com a comercialização será revertido para os catadores”, explica.]

Gabrieli também acrescenta que, quando o projeto chegar ao fim, eles irão ensinar aos catadores como desenvolver o produto, para que eles passem a ter uma renda extra com a venda dos porta-retratos. “Eles já têm todo o material, resta apenas aprender como fazer os porta-retratos”, completa.

Trinta e um alunos fazem parte da ECOnceito e o porta-retrato é vendido a R$ 18.