Manifestação

Alunos da PUC-PR fecham rua em frente à universidade em protesto

Alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) realizam um protesto, trancando a Rua Imaculada Conceição, bem em frente ao acesso principal da universidade. A manifestação, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC-PR, começou às 10h30 desta sexta-feira (28) e conta com aproximadamente 100 pessoas, alunos de todos os cursos.

As reivindicações giram em torno, pricipalmente, do reajuste de 8,5% nas mensalidades para 2009. A falta de estrutura e segurança oferecida pela instituição também são alvo de críticas por parte dos manifestantes.

No momento, os estudantes estão permitindo apenas a passagem de ônibus, mas a promessa é de que a rua seja totalmente bloqueada no fim da tarde, na hora rush. A situação só não é mais grave porque a rua onde o protesto acontece passa por obras e já vem sendo evitada pelos motoristas.

Protestos

Ainda nesta semana, a universidade anunciou o reajuste nas mensalidade para o próximo ano. A decisão gerou indignação entre os estudantes e acabou se tornando motivo para protesto. Na quarta-feira (26), manifestantes se reuniram em frente ao prédio administrativo da PUC munidos de faixas e cartazes, eles exigiam que a reitoria voltasse atrás na decisão de aumentar as mensalidades.

Na ocasião, o pró-reitor de planejamento, desenvolvimento e administração da instiuição, Valdecir Cavlheiro, recebeu um grupo de representantes e explicou o reajuste sob a ótica da universidade.

* Com informações da repórter Joyce Carvalho.

Voltar ao topo