Alunos cobram ações do Ministério da Educação

Estudantes das universidades federais do Paraná farão manifestações hoje em vários campi da capital e do interior. A União Paranaense dos Estudantes (UPE) atendeu a convocação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e programou uma série de mobilizações para cobrar do governo federal respostas às pautas de reivindicações apresentadas na Marcha dos Estudantes, que reuniu mais de 3 mil universitários em Brasília no mês passado.

“Sairemos às ruas em todo o Estado para lutar por nossos direitos. Todos os estudantes estão convocados e a expectativa é que por todo o Paraná, os estudantes levantem suas vozes para debater a greve e pressionar por melhorias urgentes”, conclama o presidente da UPE, Rafael Bogoni.

Reivindicações

Após a marcha do dia 26 do mês passado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu a delegação de 70 estudantes para debater os problemas e as melhorias necessárias nas instituições de ensino superior. Entre os pedidos, estão a ampliação da assistência estudantil, mais restaurantes universitários, creches, moradias, bolsas, além de melhorias na infraestrutura, finalização de obras em prédios, laboratórios e bibliotecas. O ministro prometeu analisar o relatório, repassá-lo aos reitores, criar uma comissão de acompanhamento e responder aos estudantes em duas semanas.

Em Curitiba, o ato será no casarão da UPE, na Rua Carlos Cavalcanti, 1157, Centro. A expectativa é reunir alunos das universidades Federal do Paraná (UFPR) e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além do Instituto Federal do Paraná (IFPR). No interior, estão previstas atividades em Pato Branco, Medianeira, Paranaguá, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul, Palmas e Foz do Iguaçu. Também podem ocorrer protestos em Londrina, Apucarana e Dois Vizinhos.

Voltar ao topo