Alta gastronomia solidária em Curitiba

Experimentar pratos da alta gastronomia a preços promocionais. De segunda-feira até o dia 6 de junho, acontece a primeira edição do Curitiba Restaurante Week, uma maratona gastronômica através da qual estabelecimentos conceituados devem oferecer um cardápio especial, a preços promocionais.

Cada restaurante terá pelo menos duas opções de cardápio, composto por entrada, prato principal e sobremesa. Tudo será oferecido a um preço fixo de R$ 27,50 no almoço e R$ 39,00 no jantar, sendo que couvert, bebida e 10% não estarão inclusos.

“O objetivo do Curitiba Restaurante Week é democratizar a alta gastronomia. Na cidade, muita gente deixa de ir em restaurantes de alta gastronomia por achar que vai pagar muito caro, o que nem sempre é verdade. Acredito que, após o evento, os estabelecimentos participantes devem ganhar novos clientes”, diz um dos organizadores do evento, Philip Khouri.

Os estabelecimentos que estarão participando do Restaurante Week são: Armazém Italiano, Babilonia Gastronomia e Cia, Batellum Creperia, Bistrô do Victor, Bistrô Duchamp, Capo Cozinha Italiana, Cenacolo Restaurante e Eventos, Deville Rayon, Dubai, Famiglia Fadanelli, Gepetto Pizzaria & Cucina, Guega Ristorante, Hotel Crowne Plaza, La Pasta Gialla, Lagundri Bistrô Comtemporâneo, Lellis Trattoria, Mercearia Bresser, Oli Gastronomia, Quintal Gastronomia, Restaurante Bar do Vitor, La Pasta Gialla, Madero, Madero Express (Palladium), Madero Express (Estação), Restaurante Mediterrâneo, Padrino, Salero Carnes (Centro), Salero Carnes II (ParkShopping Barigui), Velho Oriente Kebaberia e Restaurante, Villa Marcolini Ristorante e Zea Mais.

“O Restaurante Week é sucesso em diversos países. Quando soube que ele iria acontecer em Curitiba, fiquei curioso e me interessei em participar, oferecendo como principal atrativo um prato de vitelo à moda mediterrânea com musseline de batata barola”, comenta o proprietário do Armazém Italiano, Bruno da Silva Draghi. “O evento vai contribuir para divulgar o nome de meu restaurante e principalmente para conquistar novos clientes”.

Ainda durante o evento, futuros chefs de cozinha, que são alunos do Centro Europeu, poderão realizar um período de capacitação. “Em cada restaurante, um aluno estará acompanhando o trabalho dos chefs, numa espécie de estágio. Isto será bom para os estudantes, que irão poder ampliar seus conhecimentos, e também para os estabelecimentos, que terão uma ajuda extra de mão-de-obra nos dias de evento”, explica Philip.

O Curitiba Restaurante Week também terá caráter filantrópico, sendo que R$ 1 de cada refeição servida será destinado à Santa Casa de Misericórdia. A estimativa é de pelo menos 20 mil menus week sejam vendidos no almoço e jantar.

A proposta do Restaurante Week nasceu no ano de 1992, em Nova York, e já percorreu diversas cidades do mundo. No Brasil, já aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife (PE), Vitória (ES) e Brasília (DF).