ALL e Diretran fazem blitze educativas

Parar o veículo antes de cruzamentos com linhas férreas é obrigatório. Está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto, grande parte dos motoristas desconhece a regra e, por isso, acaba pondo em risco a própria vida e a de terceiros.

Para orientar a população sobre a questão, a América Latina Logística (ALL), em parceria com a Diretran, promoveram ontem uma blitz educativa nas proximidades das linhas férreas das ruas XV de Novembro, Jornalista Aderbal Stresser, Marechal Deodoro e Jovino do Rosário, em Curitiba. Foram entregues folders informativos, e mantidas conversas com motoristas.

“As pessoas devem se habituar a parar antes das linhas férreas do mesmo jeito que param diante das placas de preferencial”, explica o gerente de segurança e meio ambiente da ALL, Durval Nascimento Neto. “Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, é bastante pesado e precisa de pelo menos 550 metros para conseguir parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar todos os freios.”

No ano passado, em Curitiba e Região Metropolitana, foram verificados onze acidentes com trens. De acordo com a ALL, a maioria foi provocada pela imprudência dos motoristas. “Nossa meta para este ano é reduzir em 65% o número de acidentes em relação ao ano passado. Desde janeiro, já verificamos quatro ocorrências”, diz Durval. “Por isso, estaremos fazendo blitze todos os meses.” De acordo com o CTB, não parar o veículo antes de cruzamentos com linhas férreas gera multa de 180 UFIRs e perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Voltar ao topo