Ajuda

Alcoólicos Anônimos completa 40 anos no Paraná

No próximo dia cinco, os Alcoólicos Anônimos (AA) comemoram 40 anos de atividades no Paraná. Para marcar a data, a entidade promoveu ontem uma reunião aberta ao público, em Curitiba. O encontro, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Curitiba, contou com palestras e relatos de participantes da irmandade.

Para alguns dos participantes, as quatro décadas de reuniões têm sido o diferencial para a recuperação de inúmeras pessoas, além de representar uma oportunidade de recomeço de vida para familiares de etílico dependentes.

O aposentado que se identificou apenas com o nome de Amaury, participou da primeira reunião do AA no Paraná. Ele conta que a iniciativa partiu do psiquiatra Djalma Aranha Braga. “Haviam 13 pessoas na primeira reunião, sendo seis alcoólatras. Hoje, em nosso grupo temos 30 participantes”, diz.

Amaury conta que em 1967 chegou ao fundo do poço por causa da bebida. Ele afirma que consumia quatro garrafas de cachaça por dia. “Fiquei numa sarjeta moral, perdi um escritório de contabilidade que tinha porque não cumpria o serviço para clientes”, diz.

Ela ressalta que para vencer a dependência é fundamental a consciência de que se precisa de ajuda. “O primeiro passo é o alcoólatra aceitar que está doente. Depois, ele aprende a viver o hoje e evitar o primeiro gole”, explica.

O aposentado conta que foi justamente a aceitação do problema a sua maior dificuldade. “No começo eu não admitia. Só comecei a aceitar que estava doente depois que um conhecido meu morreu em conseqüência da bebida. Depois disso comecei a entender que eu já não bebia pela vontade, mas pela necessidade.”

Amaury define o alcoolismo como uma doença progressiva e incurável e que só pode ser controlada e, por isso, ele conta que continua freqüentando as reuniões. Hoje, o AA conta com 246 grupos em todo o Estado, dos quais 85 são realizados em Curitiba e Região Metropolitana.

O grupo também atua em escolas, igrejas, penitenciárias, com mensagens de ajuda para vítimas do alcoolismo. Para entrar em contato com a entidade, basta entrar no site alcoolicosanonimos-pr.gov.br, ou pelo telefone (41) 3222-2422.