Alameda Presidente Taunay está com sentido único

A alameda Presidente Taunay, no bairro Bigorrilho, passará a ser mão única com sentido de trânsito da rua Padre Agostinho para a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

A mudança, no trecho de sete quadras, será implantada pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A a partir das 15 horas desta terça-feira (2).

A implantação de sentido único na Presidente Taunay complementa a obra de abertura da canaleta do expresso, permitindo a passagem no cruzamento com a Padre Anchieta, onde a Diretran já instalou um semáforo.

Com isso, os motoristas passam a contar com mais uma opção de deslocamento no sentido Mercês/Batel, reduzindo a demanda em ruas paralelas, como Alferes Angelo Sampaio.

Além da nova sinalização, os motoristas serão orientados ao longo dos próximos dias por agentes da Diretran que permanecerão no local. Esta é mais uma medida de melhoria do fluxo e da segurança do trânsito em Curitiba. Já estão previstas alterações de sentido em trechos de várias outras ruas, entre elas, Desembargador Otávio do Amaral, 21 de Abril e avenida Água Verde.

Outras ruas que vão ganhar sentido único para formação de novos binários são: avenida dos Estados e as ruas Amazonas, João Bettega, Luiz Parigot de Souza, Nilo Peçanha, Albino Silva, Alberto Foloni, Marechal Hermes, Mario de Barros, Manoel Eufrásio, Germano Mayer e Camões.

Nos seis últimos meses ganharam sentido único, também formando binários, trechos das ruas México e Lange de Morretes, no Bacacheri/Cristo Rei; Belo Horizonte e Lindolfo Pessoa, no Batel; e Manoel Ribas e Julia Wanderlei no bairro Mercês.

Além de mais ruas com sentido único – o que dá mais fluidez e segurança ao trânsito – o curitibano também passou a contar com mais cruzamentos semaforizados.

Foram 55 novos conjuntos de semáforos implantados no ano passado e outros cinco instalados no início deste ano, incluindo o da esquina da Presidente Taunay com Padre Anchieta.

Além deste, foram instalados semáforos, neste ano, nas esquinas das ruas Oliveira Viana com Pádua Fleury, no Hauer; Brigadeiro Franco com João Parolin, no bairro Parolin; e da avenida Marechal Floriano Peixoto com as ruas Arthur Hauer e Roberto Hauer, no bairro Hauer.

Outra medida que está sendo adotada pela Diretran é a proibição de estacionamento nas vias rápidas, com exceção de algumas quadras e em horários diferenciados à noite e em fins de semana.

Há pouco mais de uma semana foi iniciada a pintura das ruas que compõem as vias rápidas do Pinheirinho, numa extensão de nove quilômetros em cada sentido.

Outra medida já prevista para melhorar a segurança e fluidez do trânsito, é a proibição de conversão à esquerda em vários cruzamentos, entre eles da Mateus Leme para a Roberto Barrozo; da Padre Germano Mayer para Professor Brandão e em cruzamentos da Fernando Amaro, XV de Novembro e Marechal Deodoro, no bairro Alto da XV.