Ainda restam opções de estadia para os veranistas que pretendem passar as festas de final de ano no litoral paranaense. De acordo com hotéis e pousadas dos municípios de Matinhos e Guaratuba cerca de 25% dos quartos estão livres para o início da temporada de verão.

continua após a publicidade

Já no setor imobiliário, também há opções. Segundo as imobiliárias da região, 20% dos imóveis para locação estão disponíveis. De acordo com Leidymery Santos, corretora da imobiliária Bolão, em Guaratuba, a procura por casas e apartamentos para alugar está grande desde o último mês de setembro.

“Geralmente o pessoal começa a procurar logo depois do feriado de 7 de Setembro e procura tem sido muito boa desde então. Estamos ainda com imóveis para a locação, mas maioria já foi alugado. Mais ainda tem muitas opções e o pessoal começa a procurar um pouco antes do Natal, principalmente com o 13.º salário entrando”, afirma.

Segundo a corretora, os imóveis que ainda estão disponível são os que apresentam a diária mais cara durante a temporada. “Os imóveis de alto padrão sempre ficam pra trás, mas sempre aparecem clientes. Temos opções de R$ 300 a R$ 1.500, mas os com preços menores sempre são alugados antes”, explica.

continua após a publicidade

Ainda em Guaratuba, Eliane Escorsin, proprietária da Pousada Portal da Lua, conta que 70% da capacidade do seu estabelecimento já esta reservada para a virada do ano novo.

“Já tivemos anos melhores e no geral a procura esse ano para a virada está mais fraca em relação às temporadas anteriores. Em compensação, a partir de 15 de janeiro estamos com uma procura muito boa. Pro carnaval as reservas estão baixas, mas ainda é cedo pra chegar a uma conclusão pois o carnaval só será em março”, explica Eliane.

continua após a publicidade

Do outro lado da Baía de Guaratuba, em Caoibá, a procura por imóveis também está alta. De acordo com Vinícius Nunes, corretor da Habimar Imóveis, boa parte das casas e apartamentos disponíveis para locação já estão reservados.

“Nos últimos dias a procura comeou a ficar mais intensa, mas ainda temos imóveis disponíveis e os clientes têm optado por pacotes maiores de até diz dias de locação”, diz.

Nunes ainda conta que a expetativa é grande para a temporada. “Tem o pessoal que chega depois do Natal. Depois vem a turma que pega férias depois das festas e mais pro fim do mês de janeiro chegam os argentinos e paraguaios, que sempre movimentam bem o mercado. Então teremos um mês cheio pela frente”, diz.

A busca por quartos em hotéis e pousadas de Caiobá e Matinhos também tem sido alta. Segundo Camila Cioli, recepcionista do Hotel Praia e Sol, restam apenas 25% dos quartos a disposição dos veranistas. “Esperamos que até uns dias antes do Natal a procura aumente”, conclui.