Lucimar do Carmo

Serão verificadas as condições de higiene dos quiosques e a qualidade dos alimentos vendidos no litoral.

continua após a publicidade

Começou ontem, em Guaratuba, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), para verificar as condições de higiene dos quiosques e a qualidade dos alimentos vendidos aos veranistas do litoral paranaense. Hoje, a fiscalização acontece em Matinhos, e amanhã em Pontal do Paraná.

Durante a ação em Guaratuba, houve apreensão de produtos de vendedores ambulantes que não estavam autorizados a comercializar na praia. Nos quiosques, houve bastante orientação. De acordo com o coordenador-geral da Aifu, Benedito Facini, os quiosques inspecionados estavam adequados ao que era esperado. ?Em comparação com a temporada de 2007, houve melhora significativa dos serviços oferecidos na praia, tanto pelos itens comercializados quanto pelos cuidados demonstrados dos vendedores?, avaliou Facini.

Foram também apreendidos triciclos de aluguel, que estão proibidos na praia, e o Corpo de Bombeiros orientou os vendedores sobre os botijões de gás, que não podem ser utilizados.

continua após a publicidade

Realizada pela primeira vez em janeiro do ano passado, a Aifu é uma das atividades da Operação Viva o Verão, e envolve fiscais da Vigilância Sanitária do Estado e dos municípios, além de policiais civis e militares. O coordenador da Aifu ressaltou que a ação não é abordagem policial, mas que a polícia está presente para garantir que os fiscais sanitários possam trabalhar sem sofrer represálias dos comerciantes.

Depois dessa primeira rodada de inspeção, as equipes devem voltar a fazer a vistoria antes do fim da temporada.

continua após a publicidade

A outra fiscalização dos quiosques de Guaratuba, que é diária e feita por uma equipe da Prefeitura de Guaratuba, comunicou que até agora não houve nenhuma punição aos vendedores nem retirada de quiosques da praia. Para voltar à orla da praia, os quiosqueiros tiveram que assinar um termo de compromisso nesta temporada, comprometendo-se com as novas regras determinadas pela Prefeitura, como proibição de venda de alimentos manipulados e de anúncios nos quiosques.