Água subterrânea em 80% das cidades paranaenses

O Paraná é um dos Estados que mais investe em águas subterrâneas. Atualmente, cerca de 80% dos municípios paranaenses são abastecidos por esses recursos hídricos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. O uso desse recurso permite que a população tenha, aproximadamente, sete vezes mais economia com relação às outras formas de abastecimento, uma vez que precisa somente de cloro para que se torne potável. O uso de águas subterrâneas no Paraná e no Brasil serão o tema de uma das mesas redondas promovidas pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, durante o 15.º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que será promovido de 23 a 27 de novembro, no Bourbon Curitiba Hotel, em Curitiba.

Os palestrantes convidados são Ernâni Francisco da Rosa Filho, professor de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), João Horácio Pereira, da Sanepar, e Miguel Borduque, da Ambev. A coordenação do debate ficará a cargo de Carlos Eduardo Dorneles Vieira, da Hidropel Hidrogeologia e Perfurações. Serão debatidos dois temas-chave durante a exposição.

O primeiro, sobre a utilização do Sistema Aqüífero Guarani, uma das maiores fontes de águas subterrâneas do planeta, que abrange Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Depois, serão apresentados cases de captação e distribuição de águas subterrâneas.

Voltar ao topo